• Início
  • Sobre nós
    • Quem somos
    • ONGs Apoiadas
    • Quem faz parte
    • Relatórios
    • Fale conosco
  • Seja Confluente
  • Festival Confluentes
  • Blog

Folha de São Paulo: ONGs divulgam Dia da Doação em resposta a Bolsonaro: “É para continuar doando, sim!”

3 anos atrás

Em live na quinta, presidente disse: ‘não doem dinheiro para ONGs’

Organizações do setor responderam nesta sexta (29) à fala do presidente Jair Bolsonaro na qual ele disse para “não doar dinheiro para ONGs”.

Em nota conjunta assinada por grupos como Greenpeace Brasil, Associação Brasileira de Captadores de Recursos e Instituto Doar, essas entidades afirmam que “ao contrário do governo, que coleta impostos, e as empresas, que vendem produtos ou prestam serviços, organizações são financiadas por meio das doações de quem acredita nelas”.

“Só no Brasil são mais de 60 milhões de brasileiros que todos os anos doam, de várias maneiras. São pelo menos 14 bilhões de reais sendo doados todos os anos para um setor que emprega mais de 3 milhões de pessoas e representa quase 2% do PIB brasileiro”, afirma o documento.

No texto, as organizações ainda chamam a atenção para o Dia de Doar, iniciativa criada em 2013 e que ocorre na próxima terça (3). A ação anual ocorre toda terça após a Black Friday e consite em um movimento para promover a doação a instituições no Brasil.

Leia a íntegra da carta abaixo:

“NOTA PÚBLICA – É para continuar doando para ONGs, sim!

A doação é um dos atos mais generosos e transformadores que existem 

O presidente da República afirmou nesta quinta-feira, 28 de novembro, que não é para doar para ONGs. Estamos aqui, de maneira democrática, representando um grupo unido e bem articulado que recomenda o diferente: é para continuar doando, sim.

A doação para as ONGs é uma ação voluntária feita todos os dias e em todo o canto do país. Pode ser com dinheiro, com tempo, com talento, com roupa, com brinquedo, com comida, com órgãos, com o que você quiser. E, para quem desejar e acreditar: hoje no Brasil são cerca de 820 mil organizações, carinhosamente chamadas de ONGs (ou de entidades, OSCs etc.), que fazem trabalhos maravilhosos em prol das mais diversas causas. 

É a creche que acolhe nossos bebês e as crianças enquanto a mãe segue em seus afazeres. São as APAEs que fazem um lindo trabalho de inclusão das crianças com deficiência. São os hospitais filantrópicos que salvam vidas a todo minuto, levando assistência em saúde a quem mais precisa. São abrigos de animais que cuidam dos nossos amigos de quatro patas. São os espaços comunitários de atividades educacionais, culturais e esportivas para crianças e adolescentes.

E a lista segue: tem ONG atuando na assistência social, na educação, na saúde, na cultura, no desenvolvimento de comunidades, na defesa de direitos, no meio ambiente, na segurança pública, na ciência… E sabe por quê? Porque o Brasil é um país solidário. Porque nós, brasileiros, nos importamos, e doamos todos os dias para ajudar o próximo, trazendo mais qualidade de vida e dignidade aos nossos concidadãos.

E que fique ainda mais claro: doar é bom, doar faz bem (para quem recebe e para quem doa), e é a doação que financia o impacto das ONGs no país. Ao contrário do governo, que coleta impostos, e as empresas, que vendem produtos ou prestam serviços, organizações são financiadas por meio das doações de quem acredita nelas. Só no Brasil são mais de 60 milhões de brasileiros que todos os anos doam, de várias maneiras. São pelo menos 14 bilhões de reais sendo doados todos os anos para um setor que emprega mais de 3 milhões de pessoas e representa quase 2% do PIB brasileiro.

A doação, portanto, gera impacto e desenvolvimento. 

Nesta terça-feira, 3 de dezembro, vamos celebrar o Dia de Doar (www.diadedoar.org.br). É o momento de demonstrarmos todo nosso amor ao nosso país, nossa generosidade, nossa liberdade de nos expressar. Se você ainda não doa, escolha uma ONG em que acredita, pela qual tem admiração, e faça uma doação! Se você já doa, faça uma doação a mais no Dia de Doar. Depois, conte para o Brasil e o mundo como somos solidários: compartilhe com sua família, seus vizinhos, no seu trabalho, na sua comunidade, e nas redes sociais, com a hashtag #diadedoar.

Um Brasil mais cidadão é um país com mais doadores. Um país mais justo é um país com uma sociedade civil forte. É para continuar doando, sim!

Assinam:

Movimento por uma Cultura de Doação
ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos
Confluentes
Instituto Arredondar
Instituto Doar
Instituto Elos
Instituto Fazendo História
Instituto Gabriel
Instituto Reciclar
Greenpeace Brasil
Projeto Âncora
Rede Filantropia
SAAP
WINGS – Worldwide Initiatives for Grantmaker Support”

Mônica Bergamo

Jornalista e colunista.

Clique aqui para acessas a matéria original.

 

Posts recentes

  • #EuSouConfluente: Eduardo Satler Cetlin 2 de fevereiro de 2023
  • 7 livros para pensar e proteger o meio ambiente 1 de fevereiro de 2023
  • Racismo estrutural: o que é, causas e consequências 31 de janeiro de 2023
  • Como praticar filantropia: 6 dicas para começar 25 de janeiro de 2023
  • 6 livros para entender a economia brasileira 19 de janeiro de 2023

Categorias

  • Ações
  • Artigos
  • Causas
  • Depoimentos
  • Encontros
  • Entrevistas
  • Festival Confluentes
  • Leituras
  • Na imprensa
  • Organizações apoiadas
  • Pautas
  • Podcast
  • Vídeos
  • Visitas

Últimos posts

#EuSouConfluente: Eduardo Satler Cetlin

O #EuSouConfluente bateu um papo com Eduardo Satler Cetlin, um de nossos doadores!  Natural de Belo Horizonte, ele passou 22 anos nos Estados Unidos e retornou à capital mineira em…

7 livros para pensar e proteger o meio ambiente

Causa eleita pela maioria dos confluentes como uma das prioridades para o ano de 2023, a defesa do meio ambiente é, na verdade, uma combinação de muitas causas direcionadas à…

Racismo estrutural: o que é, causas e consequências

Silvio Almeida, filósofo, advogado e professor universitário, é o atual ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil. Além de vasto histórico na política e em movimentos…

Como praticar filantropia: 6 dicas para começar

Filantropia é algo importante em todos os lugares, países pobres ou ricos. Seu papel central é complementar a ação das políticas públicas, atuando, de maneira estratégica, nas brechas deixadas pelo…

6 livros para entender a economia brasileira

Uma das grandes missões e desafios do novo governo federal é fazer a economia crescer com responsabilidade social. O que pode ser feito para chegarmos a esse equilíbrio? Não há…

5 prioridades na defesa do meio ambiente

A defesa do meio ambiente é, sem dúvida, uma das causas prioritárias no Brasil e em todo o mundo. Se não cuidarmos do planeta, nossa única casa, qualquer outra luta…

“Fazer as coisas juntos”, por Inês Mindlin Lafer

Artigo publicado originalmente no Fórum CNN em 11/1/22 Se nos últimos quatro anos a democracia brasileira viveu em constante ameaça, nos próximos quatro passaremos por uma nova prova de fogo.…

Filantropia: O que é, tipos e importância para a sociedade

O termo filantropia tem origem nas palavras gregas φίλος (amor) e άνθρωπος (homem), significando, literalmente “amor à humanidade”. Essa costuma ser também a principal definição nos dicionários de Língua Portuguesa,…

Que causas devem ser priorizadas para o Brasil poder avançar em 2023?

Perguntamos aos nossos doadores – os confluentes – quais as causas estratégicas que devem ser priorizadas no Brasil a partir deste ano de 2023. As respostas foram diversas – afinal,…

Retrospectiva Confluentes 2022

O ano de 2022, o terceiro do Confluentes, foi decisivo para o Brasil.  Do lado de cá, nossa rede se movimentou para manter a democracia brasileira ativa, em busca de…

Realização

Financiamento institucional e curadoria de causas e iniciativas

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
WhatsApp
Título

© 2023 Confluentes. All rights reserved. Links importantes: O que é filantropia estratégica? | Os pilares da democracia e como apoia-los