A saúde da democracia e das liberdades e tempos de pandemia

Na noite de terça, dia 24 de março, aconteceu o primeiro encontro dos Confluentes. A jornalista Patrícia Campos Mello e o cientista político Sérgio Abranches conversaram sobre “A saúde da democracia e das liberdades em tempos de pandemia.”

Natália Viana, da Agência Pública, fez perguntas aos convidados, enquanto Inês Lafer, idealizadora do Confluentes, conduziu o debate. “Se a distância física é necessária, o encontro, a reflexão e a solidariedade são ainda mais relevantes. Então é fundamental fazer este convite à reflexão”, disse Inês.

Para Sérgio, a pandemia traz dois processos contraditórios. “Exercitaremos a solidariedade e a empatia, mas a tentação autoritária também é muito grande.”

Patrícia teme que Bolsonaro use o exemplo do primeiro-ministro húngaro, que tenta governar por decreto e levar à prisão quem espalhar notícias tidas como falsas ou que criem pânico. “Isso pode ser usado de forma abusiva para reprimir a difusão de informação séria sobre o coronavírus e avançar contra a democracia.”

Mas ambos veem pontos positivos na crise. Se Sérgio acredita que nos tornaremos menos polarizados e mais solidários após a pandemia, Patrícia percebe que estamos voltando a valorizar os experts. “Descobrimos o quanto precisamos da ciência e de informações independentes e confiáveis.”

Seja Confluente

Últimos posts