Agência Pública, jornalismo investigativo em defesa dos direitos humanos

, , , ,

A Agência Pública é uma das organizações apoiadas pelo Confluentes                                                    

Fundada por repórteres mulheres em 2011, a Pública é a primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do Brasil. Tendo a apuração rigorosa dos fatos e a defesa intransigente dos direitos humanos com princípios básicos, seu trabalho revela as injustiças que marcam o país – do campo às favelas, de Brasília à Amazônia – com reportagens de fôlego que, em 2019, foram republicadas por mais de 900 veículos.

Além disso, por meio de um programa de fomento ao jornalismo independente, a Agência Pública promove mentorias para jornalistas, concursos de microbolsas de reportagem, debates sobre questões da área e programas de apoio a projetos inovadores.

Em menos de dez anos, a Agência Pública já foi premiada 48 vezes – com o Gabriel Garcia Márquez, o maior prêmio de jornalismo da América Latina, o Comunique-se, um dos mais importantes de mídia brasileira, o Troféu Mulher Imprensa e o Prêmio Vladimir Herzog, entre outros. Em 2016, se tornou primeiro veículo brasileiro indicado ao Prêmio Liberdade de Imprensa, da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Neste momento, uma das metas da agência tem sido investigar a fundo a pandemia de Convid-19 e combater a desinformação. A Agência Pública tem a consciência de que só será possível vencer esses desafios através dos fatos – científicos e jornalísticos,

Por seu trabalho fundamental, transformador e transparente, a Agência Pública é uma das organizações apoiadas pelo Confluentes.

Seja Confluente

Últimos posts