Coletivo Papo Reto: Comunicação para garantir direitos e transformar a sociedade

, , , ,

Coletivo Papo Reto é uma das organizações apoiadas pelo Confluentes                                                                                     

O Papo Reto é um coletivo de comunicação independente composto por jovens moradores dos complexos do Alemão e Penha (Rio de Janeiro). Desde 2014, produz e dissemina notícias do morro, com foco no monitoramento e construção de dados sobre violência no território. Atua ainda na comunicação de eventos e ações culturais, promove oficinas e cursos de formação em comunicação, segurança para ativistas e desenvolvimento de tecnologias seguras, além de realizar ações diretas e intervenções.

A missão do Coletivo Papo Reto é contribuir para garantir os direitos dos moradores da favela por meio da formação e da propagação de ferramentas acessíveis de comunicação que deem visibilidade à realidade e à memória periférica.

Nestes tempos de Covid-19, o organização está na linha de frente de uma articulação nacional de favelas e periferias, mobilizando contatos e doações. No Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, o Papo Reto foi responsável pela implementação de um gabinete de crise composto por representantes do coletivo, vozes das comunidades e moradoras que atuam socialmente no local.

“Percebemos desde o início que era fundamental que houvesse uma comunicação que, sem ignorar as realidades desiguais do país, reforçasse cuidados e noções de coletividade para a sobrevivência neste cenário”, afirmou Raull Santiago, fundador do coletivo, em encontro virtual realizado em maio e aberto a todos confluentes. “Como nem todos estão on-line, usamos cartazes, faixas, carros de som, repetindo as estratégias dos eventos locais para dialogar com o máximo de pessoas. Mas logo nos deparamos com a fome, que vem atingindo as favelas numa velocidade e intensidade que não esperávamos. Então, além de trabalhar com comunicação, tivemos que pensar em estratégias imediatas para ajudar as pessoas que começavam a nos procurar para pedir ajuda e também para pressionar o poder público”, disse.

Realizando um trabalho incansável e incomparável, o Coletivo Papo Reto é uma das organizações apoiadas pelo Confluentes,

Seja Confluente

Últimos posts