Aprenda com uma avó

, , , ,

Plataforma do Olabi, organização apoiada pelo Confluentes, promove a troca de saberes entre gerações

A plataforma digital Aprenda com uma Avó é um incrível projeto do Olabi, organização apoiada pelo Confluentes, que busca proporcionar uma troca de experiências e saberes entre gerações – fortalecendo os laços entre elas.

Trata-se de uma rede formada por pessoas com mais de 60 anos que querem compartilhar o que sabem e, por que não, descobrir algo em troca. Com elas é possível aprender bordado, finanças, meditação, artesanato, aromaterapia, a fazer bolo, chocolate… Em contrapartida, os inscritos podem ensinar as avós (e avôs) a, por exemplo, lidar com diversos aspectos da tecnologia.

Em entrevista ao jornal O Globo, Gabriela Agustini, fundadora e diretora executiva do Olabi, falou sobre a importância de trabalhar pelo reconhecimento das pessoas mais experientes da sociedade, ressaltando suas potências, e de estimular os fazeres manuais a partir da manutenção de técnicas tradicionais que fazem parte da nossa cultura. O Brasil, afinal, tem hoje quase 29 milhões de habitantes com mais de 60 anos.

“Acreditamos que o momento atual do mundo pede mais troca de saberes e mistura de linguagens, para que possamos fazer bom uso das novas tecnologias e não apenas substituir o novo pelo velho. Já pensou como montar cestas é um processo muito próximo da impressão 3D? Tem muito mais em comum entre essas tecnologias todas do que costumamos pensar”, disse Gabriela.

O próximo encontro, nos dias 1 e 3 de setembro, via Zoom, será com Claudia Regia dos Santos, de Campo Grande, Rio de Janeiro. Dividindo seu tempo entre os netos e à sua marca Coisas de Vovó, lançada há dois anos, ela vai ensinar algo de grande utilidade para os tempos atuais: costurar máscaras.

“Costurar não é um bicho de sete cabeças, com carinho e jeitinho todos nós conseguimos”, afirma Claudia, que, filha de costureira nasceu em meio a tecidos e carreteis.

As inscrições para as oficinas da Claudia podem ser feitas pelo link bit.ly/aprendacomaclaudia. Para mais detalhes sobre o projeto Aprenda com uma Avó, visite www.aprendacomumaavo.com.br.

Seja Confluente

Últimos posts