Dicas de leitura, por Rafaela Deiab

Coluna com dicas de livros em parceira com a editora Companhia das Letras     

Rafaela Deiab, supervisora do departamento de educação no Grupo Companhia das Letras e curadora do nosso clube de leitura, estreia aqui no site do Confluentes uma coluna mensal com indicações de ótimos livros!

O primeiro é Estado e democracia: Uma introdução ao estudo da política, da editora Zahar. Em um misto de guia para iniciantes e ensaio de interpretação do presente, os professores André Singer e Cicero Araujo e o pesquisador Leonardo Belinelli combinam a sua longa experiência de ensino da disciplina na Universidade de São Paulo e a investigação teórica.

“É um livro que discute os conceitos de Estado e de democracia, desde a origem, mas sob a luz dos dias e das questões atuais. Os três autores são professores e têm uma prosa muito fluida, que atinge o leitor de forma certeira”, conta Rafaela.

Entre o nascimento da política na Antiguidade clássica e o fantasma de um “totalitarismo neoliberal” nos dias correntes, os autores apresentam a origem do Estado moderno, o impacto do temido Leviatã, o clarão renovador das revoluções democráticas, o horror do regime totalitário dos anos 1930 e o igualitarismo do pós-guerra. Hoje, quando espectros regressivos voltam a apertar corações e mentes ao redor do mundo, é necessário concentração para pensar e discernimento para agir politicamente de modo a afastar os perigos que rondam – e retomar o caminho da liberdade, da igualdade e da fraternidade, apontado mais de duzentos anos atrás.

Gostou? O livro está disponível no site da editora!

Seja Confluente

Últimos posts