Clube do Livro – Uma conversa com Ilona Szabó

,

Empreendedora cívica conversa com os confluentes sobre novo livro                          

“É de vozes como a de Ilona Szabó que o Brasil precisa”, afirmou Caetano Veloso. E vamos ouvi-la: a empreendedora cívica, diretora do Instituto Igarapé, conversará com os confluentes sobre seu novo livro, A defesa do espaço cívico, na quinta, 25 de março via Zoom. Todos os confluentes já estão convidados.

Ativista de renome internacional, Ilona participou da criação de diversas redes de novas lideranças, é colunista da Folha de S.Paulo e autora de Drogas: as histórias que não te contaram e Segurança pública para virar o jogo, publicados pela Zahar, e A defesa do espaço cívico, que chegou às livrarias em outubro de 2020 pela editora Objetiva, do Grupo Companhia das Letras.

A obra traz um texto contundente sobre as formas que governos populistas-autoritários usam para destruir o espaço cívico, e como cada um de nós pode se opor a isso, criando formas de garantir as liberdades de uma sociedade saudável, justa e democrática.

Por meio de suas experiências pessoais e de pesquisas aprofundadas em seu campo de atuação, Ilona demonstra como governos populistas-autoritários manobram os mecanismos constitucionais, aumentam a intimidação e a censura, fomentam a violência e, assim, destroem gradualmente o espaço democrático. E discute, também, o que podemos fazer para lutar contra isso, em diferentes esferas da sociedade.
O livro traz ainda importantes observações sobre os desafios impostos à democracia ao redor do mundo e as composições e perfis de líderes, organizações e entidades que impactam o exercício da cidadania.

“É uma história sombria”, escreve ela. “Não é assim que uma democracia deve funcionar. Mas, pelo lado positivo, esses episódios nos deixam algumas lições sobre como fortalecer e reinventar o nosso sistema democrático.”

Para participar dos próximos, torne-se confluente!

Seja Confluente

Últimos posts