#EuSouConfluente – Thiago Fenili

Conheça Thiago Fenili, advogado e confluente                                                                            

Iniciamos aqui a série #EuSouConfluente, onde vamos apresentar as pessoas que fazem o Confluentes acontecer — nossos apoiadores, os confluentes! Começamos com Thiago Fenili, advogado que está conosco desde o início, apoiando um conjunto de organizações que promovem mudanças reais na sociedade e participando de conversas e encontros exclusivos com lideranças e personalidades engajadas.

Em poucas palavras: quem é você?
Mais um confluente (risos).

Como você chegou ao Confluentes?
A Inês Mindlin Lafer me apresentou a proposta do Confluentes ainda na fase de concepção. Fez muito sentido para mim, e resolvi entrar nessa desde então.

O que é filantropia para você?
Dedicar recursos (tempo e dinheiro) a causas que tem por propósito solucionar problemas sociais, em sentido amplo.

Por que doar?
Diminuir injustiças e resolver problemas estruturais. Acho que tem muito a ver com não deixar para os outros (pessoas ou governos) a responsabilidade da ação.

Que causas você considera mais urgentes? 
Todas as causas são importantes. Acho difícil priorizar. A que mais me incomoda é a quantidade de pessoas em miséria extrema.

Antes de se tornar confluente, você já teve alguma outra experiência de engajamento social?
Na maioria das vezes pontualmente. De 2010 a 2018 dediquei parte do meu tempo (não fiz doações) a uma organização que apoiava a região da Serra da Bocaina.

O que mudou em sua vida desde que você se tornou confluente?
Em primeiro lugar, o tema ganhou um espaço reservado na minha agenda. A dinâmica do grupo também me fez pensar sobre o tema sob óticas diferentes. A conversa com as organizações e a proximidade com as ações foram bem produtivas.

O que você diria para alguém que está pensando em começar a doar e a se engajar socialmente, mas não sabe bem como começar?
Eu diria para procurar uma instituição que tenha credibilidade e que te gere um aprendizado. O Confluentes é perfeito para isso.

Como é o Brasil dos seus sonhos?
Tirando os objetivos comuns (menos desigualdades etc.), só gostaria que vivêssemos em uma sociedade capaz de aprender com os erros do passado.

Ser confluente é…
Querer fazer parte de uma rede que otimiza as ações filantrópicas com guias muito experientes no assunto.

Você leu recentemente algum livro ou assistiu a algum filme ou série que gostaria de recomendar aos outros confluentes e parceiros?
A economia dos desajustados. O livro é simples, mas traz casos interessantes de como pessoas criativas (hackers, piratas etc.) se saíram em um ambiente extremamente complexo.

Seja Confluente

Últimos posts