Ex-superintendente da PF do Amazônia falou sobre os desafios do crime ambiental                          

Alexandre Saraiva, doutor em Ciências Ambientais e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Amazonas (UFMA), participou de uma conversa exclusiva com os confluentes sobre o crescente problema dos crimes ambientais no Brasil.

Ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Saraiva foi afastado do cargo em abril após enviar ao Supremo Tribunal Federal uma notícia-crime contra o agora ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, apontando a possibilidade de ocorrência dos crimes de advocacia administrativa, organização criminosa e de “obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais”.

Ao longo do bate-papo revelador, o delegado detalhou o crônico e crescente problema dos crimes ambientais no Brasil. “Temos hoje três grandes vertentes do crime ambiental no Brasil: o desmatamento, a mineração ilegal e o tráfico de animais silvestres”, explicou. Ele contou ainda histórias sobre os desafios de sua atuação em três estados da Amazônia Legal (Roraima, Mato Grosso e Amazonas) e as estratégias para enfrentar o desmatamento ilegal ao longo da última década.

Saraiva, entre diversos outros temas, destacou também a importância de o país priorizar e valorizar os pesquisadores da região. “Instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e a Universidade Federal do Amazonas não recebem recursos para desenvolver pesquisas”, ressaltou.

Assista a trechos do bate-papo:

Para participar dos próximos encontros exclusivos com lideranças, especialistas e artistas, torne-se confluente. Viste https://www.confluentes.org.br/faca-parte/.

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course
download mobile firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free
Ver mais posts