Um encontro com Alexandre Saraiva

, ,

Ex-superintendente da PF do Amazônia falou sobre os desafios do crime ambiental                          

Alexandre Saraiva, doutor em Ciências Ambientais e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Amazonas (UFMA), participou de uma conversa exclusiva com os confluentes sobre o crescente problema dos crimes ambientais no Brasil.

Ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Saraiva foi afastado do cargo em abril após enviar ao Supremo Tribunal Federal uma notícia-crime contra o agora ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, apontando a possibilidade de ocorrência dos crimes de advocacia administrativa, organização criminosa e de “obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais”.

Ao longo do bate-papo revelador, o delegado detalhou o crônico e crescente problema dos crimes ambientais no Brasil. “Temos hoje três grandes vertentes do crime ambiental no Brasil: o desmatamento, a mineração ilegal e o tráfico de animais silvestres”, explicou. Ele contou ainda histórias sobre os desafios de sua atuação em três estados da Amazônia Legal (Roraima, Mato Grosso e Amazonas) e as estratégias para enfrentar o desmatamento ilegal ao longo da última década.

Saraiva, entre diversos outros temas, destacou também a importância de o país priorizar e valorizar os pesquisadores da região. “Instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e a Universidade Federal do Amazonas não recebem recursos para desenvolver pesquisas”, ressaltou.

Assista a trechos do bate-papo:

Para participar dos próximos encontros exclusivos com lideranças, especialistas e artistas, torne-se confluente. Viste https://confluentes.org.br/faca-parte/.

Seja Confluente

Últimos posts