Cientista político conversou com nossos doadores                                                                       

O cientista político Christian Lynch se juntou aos confluentes para uma conversa em que analisou o governo Bolsonaro e o que considera o populismo reacionário no poder. Estudioso dos diferentes espectros políticos e ideológicos no Brasil (muito além da divisão direita-centro-esquerda), ele ajuda a mapear as ideologias contemporâneas, os atores políticos, a estratégia do populismo e as ameaças ao regime democrático.

No encontro, que aconteceu no dia 29 de setembro, via Zoom, o cientista político falou sobre os ciclos de estabilidade e crise na democracia brasileira até chegamos ao governo de um presidente controlado pelos filhos. Ele comparou o governo Bolsonaro a um um programa de auditório. “Jair é o apresentador, Carlos é o roteirista, Flávio é o produtor. E a administração é alugada – para o centrão, para os militares, para quem topar”, comparou.

Ele ressaltou ainda o caráter improvisado do governo. “O único plano de Bolsonaro é viver às custas da política, com cada vez mais poder e mais impunidade”, disse.

No entanto, Lynch não vê cenário para que um golpe se concretize. “Não acho que haverá golpe. Temos 30 anos de democracia e institucionalidade no Brasil. Isso não passa em branco”, afirmou. Para ele, o golpismo de Bolsonaro é uma forma de mostrar poder e de negociar com adversários. “Seu governo tem um modelo de negócios: viver de explorar o ódio à democracia vivendo às custas da democracia”, completou.

Doutor em ciência política e historiador do direito, Christian Lynch é professor do programa de pós-graduação em ciência política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), presidente do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD) e editor da revista Insight Inteligência. Foi pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e pesquisador visitante da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris e da Universidade de Lisboa. É autor dos os livros Da monarquia à oligarquia: História Institucional e Pensamento Político Brasileiro (1822-1930) e Monarquia sem Despotismo e Liberdade sem Anarquia: o Pensamento Político do Marquês de Caravelas.

Para participar dos próximos encontros exclusivos com lideranças, especialistas e artistas, torne-se confluente. O próximo, no dia 25 de outubro, será com o deputado federal Marcelo Freixo. Viste www.confluentes.org.br/faca-parte.

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
free online course
download xiomi firmware
Download WordPress Themes Free
free online course
VER MAIS POSTS