Odara: Pelo fortalecimento e a autonomia das mulheres negras

, , ,

Conheça mais uma das organizações apoiadas pelo Confluentes em 2022

O Odara – Instituto da Mulher Negra, centrado no legado africano e voltado para o fortalecimento e a autonomia das mulheres negras, é mais uma das organizações apoiadas pelo Confluentes em 2022.

Fundado em Salvador, Bahia, em 2010, o Odara trabalha em defesa da equidade racial com recorte de gênero em busca da ampliação da autonomia das mulheres negras e o fortalecimento de políticas que reduzam as opressões e desvantagens enfrentadas por esse grupo. Sua missão é combater o racismo, o racismo estrutural, o sexismo, a lesbitransfobia e outras formas de opressão tendo como meta a liberdade e o bem-viver.

O Odara é coordenado por Valdecir Nascimento, historiadora e mestre em Educação. “Fui educada pela minha mãe com essa perspectiva de autonomia das mulheres e é desse lugar que eu venho, esse é o princípio que me mobiliza — a luta pela emancipação de mulheres que pensam o que querem e conduzem o processo. Eu não acredito que vai acontecer revolução no Brasil puxada pelos homens brancos e/ou negros”, afirmou em entrevista ao Instituto Ibirapitanga. Para ela, a organização “chega em um processo de muitas experiências que maturaram o seu olhar político para a sociedade brasileira”. 

A atuação do Odara é centrada em quatro programas. O de Comunicação promove oficinas de formação de lideranças negras com objetivo de disseminar novas tecnologias e ferramentas de comunicação. O de Direitos Humanos, por sua vez, tem ênfase na formação política para a preservação da diversidade e dos direitos, combatendo o racismo, as violências, o sexismo e a lesbofobia. Já o de Pesquisa e Intercâmbio tem como objetivo formar pesquisadoras negras que desenvolvam ações de reflexão e intervenção sobre a temática das relações raciais e de gênero, enquanto o de Saúde das Mulheres Negras atua com base na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Cada um desses programas é composto por uma série de projetos e ações.

A ONG também está à frente da Rede de Mulheres Negras do Nordeste e do Julho das Pretas,  atividade anual voltada ao fortalecimento da ação política das mulheres negras nas mais diversas esferas da sociedade. Outro projeto de destaque capitaneado pelo Odara é o Espaço Griot – Ana Célia da Silva, acervo bibliográfico de obras produzidas por intelectuais negras.

“Mulheres negras” foi um dos temas escolhidos para balizar a escolha das organizações apoiadas em 2022 pelo Confluentes. A decisão levou em conta os interesses dos nossos doadores, as causas estratégicas que compõem a missão do Confluentes e o alinhamento ao debate público. Todas as doações realizadas serão inteiramente repassadas ao Odara e às duas outras organizações apoiadas, que, com isso, poderão ampliar o impacto de suas atividades e alavancar seus projetos. Ao longo do ano, os confluentes vão interagir com a equipe da ONG numa constante troca de conhecimentos e experiências sobre a questão da equidade racial.

Para saber mais detalhes sobre o nosso trabalho e fazer parte do Confluentes, visite  doe.confluentes.org.br.

Visite também o site da Odara, em www.institutoodara.org.br, e acompanhe as novidades da organização no Instagram: www.instagram.com/odarainstituto.

Seja Confluente

Últimos posts