Redes Cordiais será uma das três organizações apoiadas em 2022                

Terceira organização apoiada pelo Confluentes neste ano de 2022 é o Redes Cordiais, que nasceu em 2018 com a missão de construir uma internet mais saudável e confiável, que possa ser utilizada para a promoção da liberdade de expressão por meio de um debate qualificado e comprometido com a verdade.

Com uma abordagem multidisciplinar, o Redes Cordiais difunde a educação midiática ancorada em três pilares: o combate à desinformação, a comunicação não violenta e a qualificação do diálogo. Seus projetos estão focados em apoiar influenciadores, lideranças, comunicadores e diferentes vozes da sociedade para que todos possam estar aptos a potencializar os benefícios e minimizar os danos que as redes sociais podem trazer.

Com isso, a organização aposta na educação midiática e na tolerância ao treinar influenciadores digitais, lideranças, comunicadores e formadores de opinião para lidar com o barulho provocado pela desordem da informação nas redes. O objetivo é que todos estejam aptos a potencializar os benefícios e minimizar os danos que as redes sociais podem trazer, combatendo, dessa forma, as fake news e os discursos de ódio na internet. A metodologia utilizada nos workshops foi desenvolvida em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) e o especialista em comunicação não violenta Dominic Barter.

À frente da organização está a cofundadora Clara Becker, especializada no combate à desinformação e  formada em comunicação social pela PUC-RJ e em letras pela UFRJ. “Buscamos engajar os participantes de nossos workshops na luta contra a desinformação e na construção de um ambiente digital mais saudável. Isso permite aos participantes não apenas aprenderem a identificar fake news e o discurso de ódio nas redes, mas exercer seu papel para a construção de um debate público saudável, democrático e não violento no Brasil”, explica.

Não há temas difíceis, proibidos ou narrativas prontas para o Redes Cordiais. A proposta é sempre buscar diferentes perspectivas e múltiplas vozes para ajudar a dar contexto às informações, ampliando o diálogo e fortalecendo a confiança nas instituições. Já foram realizados workshops dedicados a influenciadores infantojuvenis e encontros focados na Amazônia e na questão do ódio digital. O Redes Cordiais já produziu também o manual Boas práticas de combate ao assédio virtual contra jornalistas para redações e, em parceria com o ITS, um protocolo de apoio a profissionais da imprensa vítimas de assédio virtual.

O tema “Democracia/ Aprimoramento de políticas públicas/ eleições/ participação cívica”, causas defendidas pelo Redes Cordiais, foi um dos três escolhidos para direcionar a escolha das organizações apoiadas pelo Confluentes em 2022. Todas as doações realizadas serão inteiramente repassadas às três organizações para que possam ampliar o impacto de suas atividades e alavancar seus projetos. Ao longo do ano, os confluentes vão interagir com suas equipes numa constante troca de conhecimentos e experiências sobre as causas a que se dedicam.

Para saber mais detalhes sobre o nosso trabalho e fazer parte do Confluentes, visite  doe.confluentes.org.br.

Visite também o site do Redes Cordiais, em www.redescordiais.com.br, e acompanhe as novidades da organização no Instagram: www.instagram.com/redescordiais.

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
free online course
download samsung firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy paid course free download
Ver mais posts