#EuSouConfluente: Guilherme Amado

,

O #EuSouConfluente conversa hoje com Guilherme Amado, um dos mais prestigiados e influentes jornalistas políticos hoje no Brasil.

Guilherme é colunista do portal Metrópoles e acaba de lançar o livro Sem máscara: O governo Bolsonaro e a aposta pelo caos, publicado pela editora Companhia das Letras.

Nesta entrevista, ele conversa sobre a sua experiência com o Confluentes e o universo da filantropia. Mas, antes, vamos conhecer um pouco mais sobre o confluente Guilherme Amado.

 

Quem é Guilherme Amado?

Jornalista investigativo, Guilherme Amado já passou por veículos como os jornais O Globo e Extra e as revistas Veja e Época. Hoje é colunista do portal Metrópoles, um dos sites de notícias mais acessados do país.

Vencedor dos prêmios Esso e Tim Lopes, dois dos mais importantes do jornalismo brasileiro, Guilherme é também diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, John S. Night Journalism Fellow na Universidade Stanford e integra o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).

Em maio de 2022 lançou sem primeiro livro, o aclamado Sem máscara: O governo Bolsonaro e a aposta pelo caos, em que traça um retrato implacável do governo Bolsonaro em seu momento de maior tensionamento com as instituições: a eclosão da pandemia de Covid-19, em 2020.

Segundo Guilherme, o objetivo do livro é “refrescar a memória dos leitores sobre o que aconteceu nos últimos dois anos de pandemia e caos político no Brasil e trazer uma narrativa atraente, gostosa, prazerosa de ler, com fatos inéditos relacionados aos bastidores da política”.

Ele é também intimamente ligado ao mundo da filantropia: além de ser confluente, é um os fundadores do Redes Cordiais, a primeira organização brasileira de educação midiática sem fins lucrativos para influenciadores e redes sociais – que é uma das organizações apoiadas pelo Confluentes este ano.

Você pode acompanhar Guilherme Amado pelos canais abaixo:

Vamos à entrevista!

 

Seja Confluente

Entrevista com Guilherme Amado

Como você chegou ao Confluentes?

Cheguei por meio da Inês Mindlin Lafer [idealizadora do Confluentes] tão logo conheci o projeto, bem no início. E decidi fazer parte motivado muito pelo que eu entendo como uma possibilidade de fazer filantropia sem envolver grandes recursos. É uma filantropia acessível.

O que é filantropia para você?

Eu doo como uma forma de retribuição das oportunidades e conquistas que tive.

Por que doar?

Doar é uma forma de contribuir com um país mais justo, mais democrático, de mais oportunidades, fazendo com que as bases para essa democracia estejam estabelecidas para todos.

Que causas você considera mais urgentes?

As mais urgentes para mim são o fortalecimento da democracia e o combate à fome. São duas causas que se põem com muita clareza no Brasil de hoje.

Antes de se tornar confluente, você já teve alguma outra experiência de engajamento social?

Sim, tenho experiência prévia. Estive envolvido na fundação de duas organizações sem fins lucrativos. Uma é o Redes Cordiais e a outra foi a Mais Brasil, que era uma ONG que ajudava famílias soropositivas carentes.

O que mudou em sua vida desde que você se tornou confluente?

Eu me sinto contribuindo, na escala que é possível para mim, para essas causas, que me são muito caras: o combate à desigualdade, o fortalecimento da democracia e a construção de um país melhor.

O que você diria para alguém que está pensando em começar a doar e a se engajar socialmente, mas não sabe bem como começar?

Eu diria que o Confluentes é um belo caminho para quem está pensando em se engajar socialmente, para quem quer começar. É um caminho acessível, possível para muitas pessoas, para vários bolsos. Acho que é uma boa forma de você entrar, conhecer organizações sérias e se engajar.

Como é o Brasil dos seus sonhos?

É um Brasil justo e democrático.

Ser confluente é…

… fazer parte de uma comunidade envolvida no apoio a organizações que constroem um país mais justo e democrático e de melhores oportunidades para todos.

Você leu recentemente algum livro ou assistiu a algum filme ou série que gostaria de recomendar aos outros confluentes e parceiros?

Estou lendo agora O homem duplicado, do José Saramago. Não é um dos livros mais famosos dele, mas estou gostando muito do senso de humor e da oportunidade de, mais uma vez, ter contato com a linguagem que Saramago constrói, que acho que é muito rica e sofisticada. Permite com que a gente reflita sobre vários aspectos da contemporaneidade de maneira pouco convencional.

 

#SejaConfluente você também!

Confluentes é um polo de filantropia estratégica que apoia causas que pensam o Brasil do futuro.

O apoio a estas causas é realizado a partir da mobilização de recursos de pessoas físicas com valores factíveis para quem tem um pouco mais para doar, mas não necessariamente é milionário.

É uma combinação entre doação de recursos e conexão. Busca atrair doadores, mas também, simultaneamente, conectar pessoas insatisfeitas com a situação do país e que querem promover mudanças por meio da filantropia estratégica.

O valor integral das doações feitas para o Confluentes é direcionado a ONGs reconhecidas e com amplo poder de impacto, enquanto a estrutura do Confluentes é mantida por organizações que defendem causas estratégicas.

Entre em contato com a gente para conhecer mais sobre o Confluentes e torne-se confluente você também!

Colabore com a filantropia estratégica e com o futuro do Brasil.

Seja Confluente

Últimos posts