• Início
  • Sobre nós
    • Quem somos
    • ONGs Apoiadas
    • Quem faz parte
    • Relatórios
    • Fale conosco
  • Seja Confluente
  • Festival Confluentes
  • Blog

Retrospectiva Confluentes 2022

1 mês atrás

O ano de 2022, o terceiro do Confluentes, foi decisivo para o Brasil.  Do lado de cá, nossa rede se movimentou para manter a democracia brasileira ativa, em busca de um país mais justo e consciente.

Fechamos com 72 doadores – os confluentes – e somando, desde o início do projeto, R$ 825 mil arrecadados, 100% repassados a ONGs empenhadas em causas estratégicas. 

Abrimos o ano anunciando as três novas organizações para receber os recursos para o projeto: Kanindé, Odara e Redes Cordiais, que receberam R$ 279 mil durante o ano

Seja trabalhando pelos direitos dos povos originários, das mulheres negras ou pela informação de qualidade na internet, todas elas, com o apoio dos confluentes, puderam alavancar suas ações e ampliar o impacto de suas atividades, se mantendo próximas dos confluentes para o compartilhamento de aprendizagens e conhecimentos.

Logo depois, no dia 28 de março, realizamos nosso primeiro encontro de 2022 – finalmente, após os dois anos on-line impostos pela pandemia, de forma presencial.

Além de conhecer melhor as novas ONGs apoiadas, os doadores e parceiros do Confluentes puderam, durante um coquetel, participar de um bate-papo com o filósofo e professor da USP Pablo Ortellado e de uma oficina com o Despolarize, projeto que tem como missão reduzir a violência política buscando o diálogo e a negociação.

E não demoramos para nos reunir novamente. Em maio, convidamos todos os confluentes a uma visita guiada à exposição Amazônia, do fotógrafo Sebastião Salgado, no Sesc Pompeia, em São Paulo.

Idealizada pela curadora Lélia Wanick Salgado, a mostra apresentou o resultado de sete anos de imersões do artista na Amazônia brasileira, com cerca de 200 fotografias de um dos maiores fotógrafos brasileiros e do mundo.

Depois, em junho, demos continuidade aos encontros virtuais com lideranças, especialistas e artistas. A pesquisadora Esther Solano, especialista em pesquisas qualitativas de opinião pública, doutora em Sociologia pela Universidade Complutense de Madri e professora da Unifesp, conversou com os confluentes a respeito de suas pesquisas sobre as motivações dos eleitores brasileiros.

Em setembro, combinamos democracia e cultura numa exibição exclusiva do celebrado documentário O território, que recebeu mais de 25 prêmios internacionais, incluindo dois no Sundance Film Festival.

O filme, produzido pela National Geographic, acompanha o trabalho da Kanindé, organização apoiada pelo Confluentes, e fornece um olhar imersivo sobre a luta incansável dos povos indígenas Uru-Eu-Wau-Wau da Amazônia contra o desmatamento invasor trazido por agricultores e colonos ilegais. Os confluentes tiveram ainda a oportunidade de participar de um bate-papo com o elenco e o diretor Alex Pritz.

Por fim, logo após o segundo turno das decisivas eleições presidenciais, realizamos o primeiro Festival Confluentes – Brasil, e agora? Democracia, Transformação e Novas Perspectivas. Em três mesas sobre democracia, economia e o papel da mídia, debatemos os caminhos que o país precisa trilhar a partir de 2023.

Para isso, convocamos convidados muito especiais: o professor de filosofia e escritor americano Jason Stanley; os economistas Elena Landau e Pedro Rossi; e os jornalistas Bruno Torturra, Fabiana Moraes, Guilherme Amado, Patrícia Campos Mello e Priscila Yazbek.

O encontro, que aconteceu no Auditório FAAP, na capital paulista, foi a melhor maneira de concluir e consolidar o trabalho do Confluentes em um ano tão difícil quanto importante: é com o diálogo inclusivo, respeitoso e orientado para o avanço que vamos construir uma sociedade mais democrática e menos desigual.

Se por um lado superamos um momento dos mais delicados para a nossa democracia, ainda temos muitos desafios pela frente. Em 2023 seguiremos com nossa seleção caprichada de organizações apoiadas e debates capazes de ampliar nossos olhares a respeito dos temas mais importantes para as nossas causas estratégicas e para o Brasil.

Que seja um ano de muitas conexões e experiências positivas para todos nós!

Posts recentes

  • Como praticar filantropia: 6 dicas para começar 25 de janeiro de 2023
  • 6 livros para entender a economia brasileira 19 de janeiro de 2023
  • 5 prioridades na defesa do meio ambiente 17 de janeiro de 2023
  • “Fazer as coisas juntos”, por Inês Mindlin Lafer 11 de janeiro de 2023
  • Filantropia: O que é, tipos e importância para a sociedade 11 de janeiro de 2023

Categorias

  • Ações
  • Artigos
  • Causas
  • Depoimentos
  • Encontros
  • Entrevistas
  • Festival Confluentes
  • Leituras
  • Na imprensa
  • Organizações apoiadas
  • Pautas
  • Podcast
  • Vídeos
  • Visitas

Últimos posts

Como praticar filantropia: 6 dicas para começar

Filantropia é algo importante em todos os lugares, países pobres ou ricos. Seu papel central é complementar a ação das políticas públicas, atuando, de maneira estratégica, nas brechas deixadas pelo…

6 livros para entender a economia brasileira

Uma das grandes missões e desafios do novo governo federal é fazer a economia crescer com responsabilidade social. O que pode ser feito para chegarmos a esse equilíbrio? Não há…

5 prioridades na defesa do meio ambiente

A defesa do meio ambiente é, sem dúvida, uma das causas prioritárias no Brasil e em todo o mundo. Se não cuidarmos do planeta, nossa única casa, qualquer outra luta…

“Fazer as coisas juntos”, por Inês Mindlin Lafer

Artigo publicado originalmente no Fórum CNN em 11/1/22 Se nos últimos quatro anos a democracia brasileira viveu em constante ameaça, nos próximos quatro passaremos por uma nova prova de fogo.…

Filantropia: O que é, tipos e importância para a sociedade

O termo filantropia tem origem nas palavras gregas φίλος (amor) e άνθρωπος (homem), significando, literalmente “amor à humanidade”. Essa costuma ser também a principal definição nos dicionários de Língua Portuguesa,…

Que causas devem ser priorizadas para o Brasil poder avançar em 2023?

Perguntamos aos nossos doadores – os confluentes – quais as causas estratégicas que devem ser priorizadas no Brasil a partir deste ano de 2023. As respostas foram diversas – afinal,…

Desigualdade social: um problema urgente para o Brasil

Quando grande parte da riqueza de uma sociedade se concentra em determinado grupo, enquanto outros mal têm acesso a direitos básicos como moradia, saúde, educação e transporte, existe uma condição…

#EuSouConfluente: Guilherme Amado

O #EuSouConfluente conversa hoje com Guilherme Amado, um dos mais prestigiados e influentes jornalistas políticos hoje no Brasil. Guilherme é colunista do portal Metrópoles e acaba de lançar o livro…

Festival Confluentes – Brasil, e agora?

O primeiro grande evento presencial do Confluentes está chegando! A democracia brasileira vem enfrentando grandes desafios. Passadas as eleições, fica a pergunta: o que nos reserva o ano de 2023?…
Por que apoiar a Luta pelos Direitos das Mulheres?

Luta pelos Direitos das Mulheres: quando surgiu e como apoiar?

Desigualdade de gênero acontece quando não há direitos e oportunidades iguais entre os gêneros – ou seja, um gênero é privilegiado em relação aos demais.  Por conta de fatores históricos…

Realização

Financiamento institucional e curadoria de causas e iniciativas

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
WhatsApp
Título

© 2023 Confluentes. All rights reserved. Links importantes: O que é filantropia estratégica? | Os pilares da democracia e como apoia-los