7 livros para pensar e proteger o meio ambiente

,

Causa eleita pela maioria dos confluentes como uma das prioridades para o ano de 2023, a defesa do meio ambiente é, na verdade, uma combinação de muitas causas direcionadas à proteção do nosso planeta e, claro, de nós mesmos. 

Assim como não faltam organizações e ativistas atuando firmes na linha de frente contra as muitas crises ambientais que se agravam, temos uma quantidade imensa de excelentes livros com os quais podemos aprender sempre mais sobre o tema. Fizemos uma pequena lista com alguns deles.

Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak (Companhia das Letras)

Um grande livro em 104 páginas. Ailton Krenak, nascido na região do vale do rio Doce, um lugar cuja ecologia se encontra profundamente afetada pela atividade de extração mineira, apresenta, em um texto repleto de beleza, uma crítica ao conceito de humanidade como algo à parte da natureza. Como ele escreve, uma “humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô”.

Seja Confluente

Muito Além da Economia Verde, de Ricardo Abramovay (Planeta Sustentável)

É possível um capitalismo capaz de levar o mundo em conta? Ricardo Abramovay organiza informações sobre desenvolvimento sustentável no mundo contemporâneo e aponta para uma economia na qual a cooperação social e o esforço por preservar e regenerar serviços naturais tornam-se decisivos. Prefácio da ministra do Meio Ambiente Marina Silva.

Banzeiro òkòtó: Uma viagem à Amazônia Centro do Mundo, de Eliane Brum (Companhia das Letras)

A jornalista Eliane Brum mergulha nas múltiplas realidades da maior floresta tropical do planeta e apresenta uma narrativa sem igual. Em 2017, Eliane se mudou de São Paulo para Altamira, epicentro da destruição de uma das mais violentas cidades do Brasil desde que a hidrelétrica de Belo Monte foi implantada. No livro, ela descreve com horror e sensibilidade a destruição de nossa maior floresta e mostra o trabalho de aqueles empenhados em salvá-la.

Meio ambiente e representação social, de Marcos Reigota (Cortez Editora)

Marcos Reigota, pós-doutor pela Universidade de Genebra, explica por que e como a educação ambiental deve ocupar um lugar de destaque em nosso dia a dia político e social. O livro é composto por três textos, de conteúdo rico e leitura fluida, que detalham as questões que – combinando conceitos da ecologia, da geografia, da psicologia e da filosofia – envolvem meio ambiente, apontando seus principais problemas e as soluções individuais e coletivas possíveis.

Sustentabilidade: O que é, O que não é, de Leonardo Boff (Editora Vozes)

Teólogo, escritor, filósofo e professor universitário, Leonardo Boff é autor de um clássico brasileiro entre os livros sobre o tema. “Se a sustentabilidade representa o lado mais objetivo, ambiental, econômico e social da gestão dos bens naturais e de sua distribuição, o cuidado denota mais seu lado subjetivo: as atitudes, os valores éticos e espirituais que acompanham todo esse processo sem os quais a própria sustentabilidade não acontece ou não se garante a médio e longo prazo”, escreve.

Qual o valor da natureza? – Uma Introdução à ética ambiental, de Daniel Braga Lourenço (Editora Elefante)

O que a natureza significa para os seres humanos? É só o nosso “meio ambiente”? Ou somos, intrinsecamente, parte dela? Podemos falar em direitos da natureza ou dos animais, separando os seres humanos desses grupos? Professor de Direito Ambiental e coordenador do Centro de Ética Ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Oxford Centre for Animal Ethics, Daniel Braga Lourenço responde essas perguntas para debater o meio ambiente a partir do ponto de vista moral – ampliando o entendimento sobre o lugar que ocupamos no planeta.

Gaia – Um novo olhar sobre a vida na Terra, de James Lovelock (Edições 70)

Tida como uma das teorias mais revolucionárias sobre o meio ambiente, o livro do pesquisador e ambientalista britânico James Lovelock – morto em 2022 aos 103 anos – apresenta a hipótese de Gaia, elaborada por ele em 1979. Sua tese consiste na ideia de que o planeta Terra é um organismo vivo e autorregulado, que define e conserva as condições necessárias à sua sobrevivência.

Seja Confluente

Últimos posts