Apoiamos iniciativas que contribuam para um país mais justo e menos desigual.

Aprimoramento de políticas públicas

Iniciativas que contribuam para o aprimoramento de políticas públicas por meio de: ampliação da accountability e do controle social de órgãos e políticas públicas; incremento da participação social; aperfeiçoamento da capacidade e da qualidade do trabalho dos gestores públicos; entre outros.

Clima e meio ambiente

Projetos que promovam a preservação da biodiversidade, apresentem soluções inovadoras para a mudança climática, incluindo tecnologias limpas para a produção de energia, apoiem a construção de comunidades resilientes e saudáveis e contribuam para manter o ar, os rios e os oceanos limpos.

Desigualdade social

Programas e projetos que promovam a igualdade de oportunidades e de acesso a programas e políticas públicas, assim como a direitos tais como o acesso à saúde e à educação, e iniciativas que contribuam para diminuir a distância entre ricos e pobres.

Equidade racial

Iniciativas que promovam o combate ao racismo, o entendendo como elemento estrutural do sistemas de desigualdades no Brasil. Os apoios são voltados ao fortalecimento de movimentos antirracistas, a consolidação de políticas e iniciativas de ação afirmativa e a ampliação da representação política e simbólica da população negra.

Mulheres

Atividades que contribuam para a redução das desigualdades decorrentes de gênero sob uma ótica interseccional, e para o aumento da participação das mulheres na política e no mercado de trabalho. E, ainda, iniciativas que ampliem e promovam  direitos econômicos, sociais e reprodutivos  proporcionando acesso a programas e políticas públicas e combatendo a violência contra a mulher.

Indígenas, quilombolas e povos tradicionais

Iniciativas que contribuam para valorizar o conhecimento e preservar os territórios e meios de vida dos povos indígenas, quilombolas e outras populações tradicionais em diferentes regiões do Brasil, e para que sua voz seja ouvida e considerada em espaços de debate e tomada de decisão.

LGBTI+

Programas que combatam a discriminação com base em orientação sexual ou identidade de gênero, assim como a homofobia e a violência contra pessoas LGBTI+, e que promovam uma sociedade diversa e plural.

Fortalecimento da democracia
e participação social

Iniciativas que promovam o respeito as regras e às instituições democráticas, a participação social em todas as instâncias de tomada de decisão e no desenho e na implementação de políticas públicas e que contribuam para aumentar a transparência e a accountability dos partidos políticos, do Executivo e do Legislativo seus vários níveis de governo.

Justiça

Projetos que contribuam para reduzir as desigualdades na aplicação do sistema de Justiça no Brasil e para garantir que a legislação existente seja efetivamente implementada, iniciativas que promovam a ampliação do acesso à justiça e a diminuição da ineficiência do sistema judicial, além de ações voltadas para dar transparência e accountability ao Judiciário, Defensorias e Ministério Público.

Segurança pública

Programas que previnam e reduzam a criminalidade, aperfeiçoem as instituições que compõem o sistema de segurança pública e justiça criminal e incentivem a transparência e accountability dos órgãos de controle, com o objetivo de promover o correto e efetivo funcionamento dos órgãos de segurança pública e a possibilidade de viver sem medo, base para uma convivência pacífica em sociedade.

Inovação e tecnologia para o bem público

Iniciativas que proponham tecnologias e ideias inovadoras para solucionar problemas urbanos e sociais e projetos que promovam a transparência e o uso de dados abertos, iniciativas que promovam gov tech e facilitem a contratação de inovação por parte de órgãos públicos.

Liberdade de expressão e
informação/mídia independente

Projetos que contribuam para a liberdade de expressão e produção de informação de qualidade (com diversidade de fontes e capacidade investigativa), que incentivem a pluralidade de visões e veículos e promovam a multiplicidade de vozes. Incentivo à geração e disseminação de informação por jornalistas e meios de comunicação independentes, com especial foco nas causas apoiadas pelo Confluentes.

Sistemas alimentares

Iniciativas que promovam a construção de um sistema alimentar saudável, justo e sustentável, a partir de visão articulada que reconheça as interações, a incidência e a influência entre a produção, elaboração, distribuição, preparação e consumo de alimentos, incluindo aspectos socioeconômicos e ambientais.

Conheça as organizações que apoiamos

Quero conhecer

Conheça as nossas causas

Quero conhecer

Torne-se um confluente

Fazer parte