• Início
  • Sobre nós
    • Quem somos
    • ONGs Apoiadas
    • Quem faz parte
    • Relatórios
    • Fale conosco
  • Seja Confluente
  • Festival Confluentes
  • Blog

ONGs
selecionadas

Anualmente nosso conselho faz uma curadoria de ONGs estratégicas para apoiar.
Saiba quais são:

Redes Cordiais

Com uma abordagem multidisciplinar, o Redes Cordiais difunde a educação midiática ancorada em três pilares: o combate à desinformação, a comunicação não violenta e a qualificação do diálogo. Seus projetos estão focados em apoiar influenciadores, lideranças, comunicadores e diferentes vozes da sociedade para que todos possam estar aptos a potencializar os benefícios e minimizar os danos que as redes sociais podem trazer.

Com isso, a organização aposta na educação midiática e na tolerância ao treinar influenciadores digitais, lideranças, comunicadores e formadores de opinião para lidar com o barulho provocado pela desordem da informação nas redes. O objetivo é que todos estejam aptos a potencializar os benefícios e minimizar os danos que as redes sociais podem trazer, combatendo, dessa forma, as fake news e os discursos de ódio na internet. A metodologia utilizada nos workshops foi desenvolvida em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) e o especialista em comunicação não violenta Dominic Barter.

ODARA – Instituto da Mulher Negra

Fundado em Salvador, Bahia, em 2010, o Odara trabalha em defesa da equidade racial e de gênero, em busca da ampliação da autonomia das mulheres negras e o fortalecimento de políticas que reduzam as opressões e desvantagens enfrentadas por esse grupo. Sua missão é combater o racismo, o sexismo, a lesbitransfobia e outras formas de opressão tendo como meta a liberdade e o bem-viver.

A atuação da organização é centrada em quatro programas. O de Comunicação promove oficinas de formação de lideranças negras com objetivo de disseminar novas tecnologias e ferramentas de comunicação. O de Direitos Humanos, por sua vez, tem ênfase na formação política para a preservação da diversidade e dos direitos, combatendo o racismo, as violências, o sexismo e a lesbofobia. Já o de Pesquisa e Intercâmbio tem como objetivo formar pesquisadoras negras que desenvolvam ações de reflexão e intervenção sobre a temática das relações raciais e de gênero, enquanto o de Saúde das Mulheres Negras atua com base na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Cada um desses programas é composto por uma série de projetos e ações.

Kanindé

Desde 1992 a Kanindé trabalha propondo soluções que fortalecem o meio ambiente e a identidade, a cultura, a economia, a educação e a saúde dos povos indígenas.

A ONG promove a harmonia entre o ser humano e o meio ambiente, atuando para um desenvolvimento justo e responsável através do aprimoramento da gestão das terras indígenas e a elaboração de estudos, pesquisas e outras atividades em prol da proteção ambiental.

Entre diversos projetos, a Kanindé realiza o Conectando Terras Indígenas, que contribui para a conservação de 2.694.827 hectares de floresta e para o fortalecimento de cinco associações indígenas e uma associação extrativista, que atuam no desenvolvimento sustentável de seus territórios. Outra ação de destaque é o fortalecimento da proteção dos territórios indígenas por meio do uso de tecnologia e apoio institucional, que, em parceria com a WWF, colabora para a redução do número de invasões e reverte a tendência de aumento no desmatamento ilegal em terras indígenas no estado.

Conheça as organizações
que já foram apoiadas

Agência Pública

Fundada em 2011 por jornalistas mulheres, a Agência Pública é a primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do Brasil.

Ame o Tucunduba

Fundada em Belém do Pará por jovens mulheres que compartilham a origem amazônica, a Ame o Tucunduba tem a missão de mudar as relações entre águas, pessoas e cidades para promover a garantia dos direitos socioambientais.

Ceert

O Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades) é uma organização sem fins lucrativos que há 29 anos implementa programas de promoção à equidade racial e de gênero em instituições públicas e privadas.

Olabi

O Olabi trabalha desde 2014 pela democratização das tecnologias. Com sede no Rio de Janeiro, a organização realiza atividades de ensino de programação e outras técnicas digitais.

Papo Reto

Coletivo de comunicação independente composto por jovens moradores do Complexos do Alemão e Penha (Rio de Janeiro).

Vetor Brasil

O Vetor Brasil contribui para a melhoria do setor público por meio da inovação em gestão de pessoas. Criada em 2015, a organização atua de forma suprapartidária e promove uma rede engajada e diversa através de projetos de atração, pré-seleção e desenvolvimento de profissionais públicos em parceria com governos de todo o país.

Realização

Financiamento institucional e curadoria de causas e iniciativas

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
WhatsApp
Título

© 2023 Confluentes. All rights reserved. Links importantes: O que é filantropia estratégica? | Os pilares da democracia e como apoia-los